terça-feira, setembro 09, 2008





PoiZé

O Zé
Oliveira é um caricaturista e cartunista (ele prefere cartoonista…) excepcional. Chega a Queima das Fitas e os finalistas não o largam para que lhes apanhe as feições e os hábitos, com destino marcado, como o fado: o respectivo Livro de Curso. Nessas alturas, nem vale a pena tentar, sequer, encontrá-lo: já o encontrou a estudantada e ponto final. Directas são um passatempo danado para o Zé. Para o que lhe havia de dar. Dar, não, vender - e bem.

Conhecia-o de nome, apenas. Mas, por singular coincidência, a internet deu-nos o pontapé… de saída. Volta não volta, não é que descobrimos que tínhamos muitos amigos comuns, que assim e que assado, o malandro até sabia que eu tinha debutado nos bonecos (aliás fraquitos, para não dizer mauzitos) assinando como Rico. Isto, em Angola, onde o rapaz também tinha estado, fardado.

Daí em diante, olhem lá, fomos descobrindo uma quantidade de coisas que também partilhávamos e de gentes que igualmente. Ainda por cima, o fulano também era jornalista, de carteira e tudo, ainda que caducada. Mas, na verdade, não se pode ter tudo. Por mor do me(a)u «Morte na Picada» viemos a conhecer-nos de caras, sem qualquer intenção malévola - tauromáquica. De chipalas, como se diz pelas bandas angolanas. Foi em Alcobaça, onde fui fazer uma apresentação e promoção do livreco. Com a cumplicidade do Zé Lopes Fialho e da respectiva, a Elisabete artesã no vidro. Tudo isto depois contarei noutras linhas. Fica prometido.

O Zé começa hoje a colaborar aqui no nosso Travessa. Tenho, teremos todos, o maior prazer, o maior contentamento e a maior honra em acolhê-lo nesta casa que já é, também, dele. A secção – que será tão regular quanto lhe seja possível – é esta, o PoiZé. PoiZé mesmo.
Antunes Ferreira

4 comentários:

Zé Oliveira disse...

...OLHA QUIM GRAÇADO! Este boneco fui eu que fiz!

Ígor Andrade disse...

Olá amigo Antunes!
Este blog também é interessante, apesar de não ter tido tempo suficiente para ler boa parte dele. No começo me perdi, pois você participa de muitos outros e não sei qual me aprofundar primeiro. Mas vou me concentrar nesse e aos poucos vou conhecendo tudo.
Abraço!

Marcelo disse...

realmente um artista brilhante.
Uma excelente aquisição para o seu espaço, parabéns.

Abração

GP disse...

Fico à espera da colaboração do Zé. Promete...

Abraço