domingo, fevereiro 18, 2007


O ano do Porco- ou porco?

*祝你豬年笑口常開
Que o Ano o mantenha sorridente, apesar de tudo
的一年行好運 ,快快樂樂 ,身體健康 ,事業有成
Boa sorte, felicidade, saúde e sucesso



Antunes Ferreira
Diz a lenda mais antiga da China que Buda, antes do Nirvana, chamou todos os animais para uma grande festa de despedida. No entanto, e apesar do aliciante, apenas vieram 12. Então, o Senhor, decidiu agraciar esses apoiantes e deu o nome de cada um, pela sua ordem de chegada, aos 12 anos que se seguiriam. Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco foram os contemplados. Tudo começou assim.

Mas, as coisas não ficaram por aqui. Além destes animais, que estão na base dos signos do Zodíaco Chinês, consideram os asiáticos que, para se complementar os horóscopos há que juntar-lhes cinco elementos da Natureza: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra. Enquanto o animal «regente» muda todos os anos, o elemento muda apenas de dois em dois. Logo, ciclos de 60 anos que se foram sucedendo até aos nossos dias. Hoje inicia-se, assim, o ano do Porco do Fogo.

É a maior festa chinesa, o ano novo lunar. As comemorações transbordam para as ruas; os panchões, o fogo de artifício, os pratos especiais, as bebidas mais refinadas, a alegria mais eufórica pintada a vermelho enfim, são, mais que obrigatórias, imprescindíveis. E, desde logo, não apenas no antigo Império do Centro. Veja-se a quantidade de chineses que se dispersaram pelo Mundo em diáspora imensa. Eu, que já assisti às festas na China e em diversas comunidades chinesas, posso atesta-lo.

Daí que se preveja que 2007 vai ser um ano fértil em eventos para comemorar. Este Ano do Porco do Fogo será tempo para assinalar os 200 anos da 1ª invasão francesa, de Junot, os 100 anos da criação dos escuteiros, os 50 do Tratado de Roma que criou a CEE e do aparecimento da televisão em Portugal, ou ainda os 50 anos do Sputnik e da criação da piña colada.

O Diário Digital publica hoje um curioso trabalho produzido pela Revista Macau, cuja síntese foi distribuída pela Lusa. O reinado do Porco tem significados assaz diferentes para os principais políticos portugueses. Ideia original, que há que saudar. De acordo com ela, 2007 parece mais favorável a Cavaco do que a Sócrates. Transcrevo, a esmo, algumas passagens do artigo.

Nascido a 15 de Julho de 1939, Aníbal Cavaco Silva é do signo Coelho e, segundo, as previsões dos almanaques chineses no trabalho, recebe «influências favoráveis» que abrem o caminho do sucesso, neste ano em que os nativos de Coelho «terão a visão e a determinação necessárias para alcançar os objectivos que definirem» e se tornarão «poderosos» se aceitarem desafios.

Com menos energias positivas e mais trabalho - ainda que, neste particular, será «provavelmente a área com maiores potencialidades», referem os almanaques - parece estar José Sócrates, do signo Galo.

No campo político poderá contar com a «ajuda» do seu «rival», Marques Mendes, igualmente Galo - os dois nasceram, respectivamente, a 06 e 05 de Setembro de 1957. E os astrólogos chineses lá têm as suas razões…Mesmo assim, para o primeiro-ministro, «apesar de previsíveis obstáculos e rivalidades, há a registar o surgimento do “homem nobre”». Mas fica o aviso: «os nativos do Galo devem preferir o sucesso real e discreto ao sucesso espectacular, já que este último atrairá rivalidades».

Quem não tem em perspectiva um ano muito positivo é Ribeiro e Castro, nascido a 24 de Dezembro de 1953 e, por isso, nativo de Serpente, que será o signo «mais desafiado ao longo de 2007». Deste modo, o líder do CDS/PP vai ter de continuar a estar com a maior atenção, já que «alguém vai querer impor-se e condicionar o destino dos nascidos sob o signo da Serpente».

Para Francisco Louçã, de 12 de Novembro de 1956 e portanto pertence ao signo do Macaco, o ano pode não ser «formidável, mas será animado» no campo sentimental com «muito convívio e muita festa» embora «pouca capacidade para controlar a evolução dos acontecimentos». 2007 será também um ano de «criatividade» para os nativos do Macaco como o líder do Bloco de Esquerda e, segundo rezam as previsões, o «seu valor profissional será reconhecido». Apesar das previsões positivas aconselha-se discrição «já que o excesso de exposição atrairá problemas».A vida, se for demasiado agitada poderá desequilibrar as «energias vitais».

Jogando «em casa», Jerónimo de Sousa, nascido a 13 de Abril de 1947, vai enfrentar o Ano do Porco num ambiente de incerteza. No campo sentimental, o líder do PCP poderá ter um ano marcado pela mudança. Mas, veja-se, «para os que vêm de uma experiência difícil, a mudança poderá significar o fim dos problemas»; mas a possibilidade de um acontecimento «seriamente negativo será pequena», referem as previsões.O campo do trabalho é o que oferece «maiores potencialidades» e se os nativos do Porco não cederem a dificuldades e mantiverem a serenidade e a confiança «o que parecia inicialmente um problema se transformará, em pouco tempo, em oportunidade e boa sorte».

Os dados estão lançados. 2007 para nós já começou a 1 de Janeiro. Hoje, para os chineses entra o ano do Porco do Fogo. Neste campo das previsões, já lá dizia o portista João Pinto, «só no fim do jogo». Frase que se tornou apologética pela ironia, mas que, bem vistas as coisas… pelo seguro ainda é o melhor…

4 comentários:

Anónimo disse...

Que grande porcaria....

Anónimo disse...

Os chineses sabem-na toda. E os políticos portugueses não. Ou, pelo menos, muito pouco. Talvez fosse boa ideia mandá-los todos ou quase todos para a China para aprenderem.

Anónimo disse...

Só admira que com tanta sabedoria, os chineses de hoje sejam o que são. Fuzilamentos colectivos em ruas, praças e outros locais públicos são vulgaríssimos. Abortos obrigatórios para cumprir a lei do filho único. Repressão quotidiana, campos de trabalhos forçados, cargas policiais, prisões sem culpa formada são o dia-a-dia.
São os mesmos que fizeram a Grande Muralha, mas as mortes da Praça Tiannanmen. Que esmagram os movimentos estudantis com os tanques. Tudo isso hoje em dia, neste ano do Porco do Fogo. Porca que os pariu!

Unknown disse...

O ANO DO PORCO ... PARA ELES
MAS NÃO SEJA UM PORCO DE ANO para nós ....
祝你豬年笑口常開
Que o Ano o mantenha sorridente, apesar de tudo
的一年行好運 ,快快樂樂 ,身體健康 ,事業有成
Boa sorte, felicidade, saúde e sucesso .... " LET's HOPE SO " a todos os nossos authore(a)s criadore(a)s e comentadore(a)s de mais + - menos chinesises...que pelo ano serão motivos de observações "comments"
- contraditórios ou não - ao
" MENU à LA CARTE da sua Travessa " vamos estar como sempre atentos e ansiosos aos conteudos que nos apresentar ...