quinta-feira, dezembro 22, 2005

HAJA SAÚDE

«Super brócolos» e cancro


Dedicado ao caríssimo Armando Fernandes

Leio e pasmo. Um grupo de cientistas britânicos desenvolveu um tipo de brócolos que pode aumentar a protecção contra o cancro. De acordo com a notícia transmitida pelas agências noticiosas e que aqui estou a transcrever, isto é indicado num estudo publicado recentemente no Reino Unido. Os investigadores – do Instituto de Investigação Alimentar, com sede em Norwich, na zona leste da Inglaterra – criaram uma variedade a que chamam «super brócolos», caracterizada pelo elevado teor em sulforafano, um elemento químico que protege contra o cancro.
De acordo com o professor Richard Mithen, que dirige a investigação, a chave da descoberta está num gene que metade da população não possui. «Alguns indivíduos que não têm este gene têm menos protecção contra as doenças cancerosas», declarou à Comunicação Social para, de seguida, acrescentar que «O nosso estudo sugere que a ausência deste gene impede que o corpo retenha sulforafano, que o organismo expulsa em poucas horas». Assim, «se consumir grandes quantidades de brócolos, ou uma variedade com níveis elevados de sulforafano como os nossos “super brócolos”, uma pessoa sem esse gene pode reter tanto sulforafano no corpo como a que tiver» explicou ainda.
Os «super brócolos» contêm 3,4 vezes mais a quantidade do composto químico do que outras variedades do mesmo vegetal. Os cientistas esperam que eles estejam completamente desenvolvidos dentro de três anos e, entretanto, recomendam o consumo desta hortaliça. O professor Mithen salientou ainda, que «comer grandes quantidades de brócolos proporciona benefícios adicionais, por ser uma fonte rica de vitaminas e minerais».
É, assim, um tema muito interessante, como o são todos que tratam do flagelo canceroso que ataca a humanidade com frequência e violência cada vez mais desmedidas. Retive-o e aqui o transmito por isso mesmo. A esperança que é a última coisa a morrer com os homens, e que é verde, chama-se também brócolos. De preferência «super». Nesta quadra, há que reforçar os ditos na consoada, a acompanhar o bacalhau.
A.F.

Sem comentários: