sexta-feira, janeiro 25, 2008

Festa é festa

Ainda que já esteja de entrada o Entrudo, o Natal é quando o homem quiser, cantou o Paulo de Carvalho e ficou para sempre, e por isso não posso deixar de aqui publicar um texto delicioso que me foi enviado pela minha querida Amiga e camarada de profissão Alice Vieira, com quem tive o prazer e a honra de trabalhar bastantes anos no DN, que ao tempo ainda era o Diário de Notícias. A Alice, para muitíssima boa gente – e em particular para mim – já o escrevi e repito-o, é a maior escritora para crianças de sempre em Portugal.

Estávamos na Redacção do matutino da Avenida da Liberdade quando ela publicou «Rosa, minha irmã Rosa», um livro encantador, lindíssimo, emocionante, que viria a ser galardoado, muito justamente, com toda a panóplia de prémios possíveis e imaginários.

A Alice Vieira domina a nossa língua de forma perfeita. Cronista saborosíssima, com páginas excelentes – recordo aqui dois livros preciosos, «Bica Escaldada» e «Pezinhos de Coentrada, que li de jacto - tem feito parte, naturalmente, do bando dos sete que já pariu «Os Novos Mistérios de Sintra», «O Código d’Avintes» e o «Eça agora», imperdíveis.

A brincadeira que se segue creio que não é da sua autoria, é tão-só um FW. Mas, com a graça que tem, bem poderia ter sido. A Alice é capaz disso e de muito mais. Acreditem.

Além de vo-la ter remetido por mail, aqui está ela, de pleno direito neste blogue. Já convidei a Alicinha para nele colaborar. Em vão. Diz-me que um dia... E não me posso chatear com aquele sorriso inatacável, com aquela boa disposição crónica, com aquela categoria literária que ela não apregoa. Aliás, não necessita de. Obrigado, queridíssima Alicíssima. Antunes Ferreira

*********

De: Patrícia Gomes - Directora de Recursos Humanos

COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS

Data: 2 de Dezembro

Assunto: Festa de Natal

Tenho o prazer de informar que a festa de Natal da empresa será no dia 23 de Dezembro, com início ao meio-dia, no salão de festas privativo da Churrascaria Grill House. O bar estará aberto com várias opções de bebidas. Teremos uma pequena banda tocando canções tradicionais de Natal...sinta-se à vontade para se juntar ao grupo e cantar!


Não se surpreenda se o nosso Vice-Presidente aparecer vestido de Pai Natal! A árvore de Natal terá as luzes acesas às 13:00. A troca de presentes de "amigo secreto" pode ser feita em qualquer altura, entretanto, nenhum presente deverá exceder EUR 10,00, a fim de facilitar as escolhas e adequar os gastos a todos os bolsos. Este encontro é exclusivo para funcionários e família. Na ocasião, o nosso Vice-Presidente fará um discurso bastante especial. Feliz Natal para todos.


********

De: Patrícia Gomes - Directora de Recursos Humanos

COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS

Data: 3 de Dezembro

Assunto: Festa de Natal

De maneira alguma o memorando de 2 de Dezembro sobre a Festa de Natal pretendeu excluir os nossos funcionários judeus!
Reconhecemos que o Chanukah é um feriado importante e que costuma coincidir com o Natal, mas isso não acontecerá este ano. Portanto, passaremos a chamá-la "Festa do Fim do Ano" pois teremos em conta também todos os outros funcionários que não são cristãos e aqueles que celebram o Dia da Reconciliação. Não haverá árvore de Natal. Nada de canções de natal nem coral. Teremos outros tipos de música que agrade a todos. Felizes agora? Boas festas para vocês e família.


**********

De: Patrícia Gomes - Directora de Recursos Humanos

COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS

Data: 4 de Dezembro

Assunto: Festa do Fim do Ano

Recebi um bilhete (anónimo) de um membro dos Alcoólicos Anónimos solicitando uma mesa para pessoas que não bebem álcool... Terei todo o prazer em atender o pedido, mas, se eu puser uma placa na mesa a dizer "Exclusivo para os AA", vocês deixarão de ser anónimos, não será?... Como faço então? Quanto à troca de presentes, esqueçam. Não será organizada uma vez que os membros do sindicato acham que dez euros é muito dinheiro e os executivos acham que dez euros é muito pouco para um presente.
Portanto não será organizada NENHUMA TROCA DE PRESENTES. De acordo?

*************


De: Patrícia Gomes - Directora de Recursos Humanos

COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS

Data: 5 de Dezembro

Assunto: Festa do Fim do Ano

Mas que grupo heterogéneo o nosso!!! Eu não sabia que no dia 20 de Dezembro começa o mês sagrado do Ramadão
para os muçulmanos, que proíbe comer e beber durante as horas do dia. Lá se vai a festa! Agora a sério, entendemos que um almoço nesta época do ano seja um problema para a crença de nossos funcionários muçulmanos... Talvez a Churrascaria Grill House possa assegurar o serviço de buffet até à noite ou então, embalar tudo para vocês levarem para casa nas marmitas. Que acham?


E agora mais novidades: consegui que os membros dos "Vigilantes do Peso" se sentem o mais longe possível do buffet das sobremesas; as mulheres grávidas poderão sentar-se o mais perto possível das casa de banho; os homossexuais podem sentar-se juntos; as mulheres homossexuais não terão que se sentar junto dos homens homossexuais, que terão uma mesa própria, e sim, haverá um arranjo de flores no centro da mesa dos homens homossexuais; teremos assentos mais altos para pessoas baixas; e estará disponível comida com baixas calorias para os que estão de dieta. Nós não podemos controlar a quantidade de sal utilizada na comida, portanto sugerimos que as pessoas com tensão alta provem a comida antes de comerem. E, claro, haverá mesas para fumadores e outras para não fumadores. Esqueci alguma coisa?


**********

De: Patrícia Gomes - Directora de Recursos Humanos

COMUNICADO PARA TODOS OS FILHOS DA PUTA QUE TRABALHAM NESTA EMPRESA

Data: 6 de Dezembro

Assunto: Festa do Fim do Ano da PORRA

Vegetarianos!?!?!??! Sim, vocês também tinham que dar a vossa opinião de merda ou reclamar de alguma coisa!... Nós manteremos o local da festa na Churrascaria Grill House; quem não gostar que se foda! Não vá, desampare a loja! Ou então, como alternativa, seus fedorentos, podem sentar-se afastados, na mesa mais distante possível da tal "churrasqueira da morte" - como vocês lhe chamam. E terão também a vossa mesa de saladas de merda, incluindo tomates ecológicos & arroz pegajoso para comer com pauzinhos. Aqueles que, naturalmente, ainda não gostarem, podem enfiar no sítio onde pensaram Mas como vocês devem saber, os
tomates também têm sentimentos! Os tomates gritam quando vocês os cortam em fatias. Eu mesma os ouvi gritar! Eu estou a ouvi-los gritar agora mesmo!!!!!

Ah, espero que vocês todos, mas todos, os parvos dos crentes e os cretinos dos ateus, os paneleiros, as fufas, as mariquinhas das prenhas, os estupores dos fumadores e os chatos dos não fumadores, os cobardes dos bêbedos anónimos e os fedorentos dos vegetarianos, todos vocês sem excepção, tenham uma merda de fim de ano! E que guiem bêbados e morram todos, todinhos espatifados e esturricados por aí. Entenderam? Da Vaca, directamente para a puta que os pariu.

**********



De: João Pacheco - Director de Recursos Humanos (Interino)

COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS


Data: 9 de Dezembro

Assunto: Patrícia Gomes e a Festa do Fim do Ano

Tenho a certeza de que falo por todos nós, desejando para a Patrícia um rápido restabelecimento para a sua crise de stress, e podem estar certos que me encarregarei de lhe enviar as vossas mensagens para a clínica psiquiátrica

Venho comunicar que a direcção decidiu cancelar a Festa do Fim do Ano e dar folga remunerada a todos os funcionários na tarde do dia 23 de Dezembro.
Boas Festas, João

2 comentários:

Jorge F. Sousa, Coimbra disse...

Vem já fora do tempo, concordo, mas tem muita graça, também concordo.

nuno lemos disse...

Boas meu amigo. Antes de tudo gostava de agradecer os comentários que deixou no meu blogue, O Advogado do Diabo. Tal pedido aqui vim fazer uma visita.
Enquanto navegava pelo blogue encontrei este texto e achei deliciosa a comunicação para todos os filhos da puta, mariquinhas das prenhas, estupores dos fumadores (grupo no qual me incluo), etc...
Achei realmente delicioso.
Uma vez que é jornalista e já está habituado a escrever e apresentar noticias gostaria de lhe mostrar os outros 3 blogues que possuo. Seria bom saber o que acha da apresentação dos mesmos e do forma como os textos estão escritos. Agradecido, o advogado do diabo... lol

http://acupuntura.folhaa4.com/
Este blogue é sobre a minha profissão.

http://ciencia.folhaa4.com/
neste blogue é capaz de encontrar textos do advogado do diabo.


http://mailsmalucos.folhaa4.com/
se se quiser divertir um pouco com as loucuras da net, este é o blogue a visitar. lol

Mais uma vez deixo um grande abraço