domingo, setembro 30, 2007



A Energie do Sol

Antunes Ferreira
A
notícia vem em toda a Comunicação Social, a começar logo pela Lusa. A Póvoa do Varzim assistiu à inauguração daquela que será a maior fábrica de painéis solares do Mundo. É a Energie, empresa de capitais portugueses, que investirá cerca de três milhões de euros naquela instalação industrial. Cerca de 40 por cento da produção é para exportação. «Já não estávamos a conseguir responder à crescente procura, nomeadamente estrangeira, que tínhamos e só não estávamos a exportar mais por incapacidade de espaço», afirmou à agência noticiosa nacional Luís Rocha, o presidente da empresa familiar.

Boa! Sempre que o queremos, nós, os Portugueses somos tão bons como os outros. Por vezes, até melhores. Daí que aqui registe o acontecimento. A tão falada «crise», que ainda subsiste, vai, pouco a pouco, dando sinais de que está a desaparecer. Gostaríamos todos que fosse mais depressa. Mas, diz o Povo, Roma e Pavia não se fizeram num dia.

Transcrevo o essencial da notícia vinda a público. A primeira fase do projecto abrange uma área de 3.000 metros quadrados e um investimento na ordem dos três milhões de euros, prevendo-se que, para o ano, a nave industrial aumente para o dobro. A expansão da Energie começou a ser pensada em 2004 em virtude das inúmeras solicitação que chegavam à empresa. Em 2006 a primeira fase da construção da nova unidade, situada na Zona Industrial da Póvoa de Varzim, arrancou, com um investimento total de dois milhões de euros, com capitais próprios da empresa.



Deste modo, a dimensão das instalações triplicou, passando a ter, actualmente, uma área de três mil metros quadrados, com capacidade de produzir 12 mil painéis por ano para captação e aproveitamento da energia solar. O próprio aquecimento do edifício fabril é aquecido por 40 painéis solares naturalmente Energie.

Actualmente, a empresa canaliza para o mercado português 60 por cento da sua produção, exportando os restantes 40 por cento para países como a Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo e Estados Unidos. O México também se perfila para entrar nesta lista, que deverá receber novos países à medida do crescimento dela.

Aqui fica o registo, sem necessidade de mais comentários. Na frente da energia solar fica, assim, a portuguesa Energie. Só há que congratular-se e felicitar Luís Rocha e os seus.

Sem comentários: