segunda-feira, agosto 14, 2006





MEILE BOQUES

Missiva para o Herculano


Vocemecê estraga-me com mimos, aliás indevidos. De todas as maneiras, é uma gentileza, são tegatés que não posso ignorar.

Com que então é meu leitor há muitos anos? É muito bem feito! Só um espírito benfazejo e caridoso poderia aturar-me desde que escrevo, o que terá acontecido no paleolítico inferior, se der crédito ao que dizem e ao próprio Spielberg. No entanto, eu mesmo tenho dúvidas, não sãotomenses porque já fui católico e curei-me, mas sistemáticas, sobre a identificação de tais escritos. Nem o carbono me convence e não me lembro de ter estado alguma vez em Foz Côa, muito menos em Altamira. É assim a vida.

Dos nomes que me cita, alguns trazem-me boas recordações, como por exemplo a autora da «Rosa, minha irmã rosa», a querida Alice Vieira ou o João Fonseca. E ponto. Do «Diário de Notícias» guardo um respeito e uma admiração grandes. Principalmente do «meu DN». Também não faço mais comentários.

Se me der licença, passarei a inclui-lo – é uma mentira piedosa, já o incluí – na minha adress list. Receberá, se não me insultar, anedotas e oitras sandices, como diria o Fernão, de muá ou dos restantes loucos meus correspondentes, nos quais Vosmicê ficou incluído. No caso de considerar que elas são inconvenientes, pornosaturantes, esmasiadas & similares, nada de hesitações: mande-me à merda, com ou sem aviso prévio.

Aliás, isto de confusões, lembra-me um slogan que existia no tempo da antiga senhora. Nada de confusões; ruas prós automóveis; passeios para os peões. Hoje penso que a versão deve ser outra. Nada de confusões; passeios prós automóveis; ruas para os peões. Tenho dito.

Se entupir a sua mail box – o que é difícil dado ser uma gmail de com e costa – diga-me para ir à outra banda, de preferência de cacilheiro GT. Os imeiles (ou imilios) que seguem, pode arquivá-los na Cesta Secção. Estou habituado a que tal aconteça, pois a maioria dos Amigos a quem chateio, têm um coração enorme e uma paciência-de-job. Por tal motivo, não me dizem nada – mas arquivam.

Estive no herculanodacos.etc.com. Bom blogue e boas meninas. Boas porque, creio, dão esmolas aos pobrezinhos. Uma delas até me pareceu ser irmã exterior da ordem das Caramelinas Descalças até ao Pescoço. Excelentes exemplares que, penso, serão amigas dos membros – de outras Seculares. Está cada vez mais difícil ganhar honestamente o pão quotidiano (e a lagosta e o caviar e o faisão e assim), éoké.
(Já seguiu por imeile)

7 comentários:

Anónimo disse...

E qual é a morada do blog do Herculano? É segredo?

Anónimo disse...

Por acaso descobri a dita "morada" secreta... Não que eu seja coscuvilheira, mas aqui só para nós (fora os 10 milhões de leitores que nos lêm)não há nada que escape a uma procura pela net por "heresias consentidas", se é que me faço entender!!
Escusado será dizer que esta mensagem se auto-destruirá dentro de 10 segundos, e qualquer tentativa de me relacionar à informação dada será negada na totalidade!
Parabéns ao Sr. da Travessa, de sua graça Ferreira, pelo seu blog. Aqui está um bom exemplo de um aluno que aproveitou bem as chatérrimas aulas de português e agora nos contempla com esta escrita de qualidade, verdadeiras pérolas que os próprios porcos nao desdenharão. Agradecemos também à sua colega de cadeira pelos belos decotes e mini-saias que o prendiam a sala de aula e não permitiam que as pálpebras se fechassem!(obrigada "Maria")
Quanto ao dono das "heresias consentidas", Herculano (não tivesse ele a graça de um dos grandes vultos da literatura portuguesa), também ele prima pela excelente escolha das palavras e nos delicia com os seus artigos (agradecemos à irmã da "Maria", que embora não ostentasse grandes decotes, era possuidora dum lápis cuja ponta, extremamente aguçada, bicava as laterais traseiras por cada bocejo de sonolência do Herculano...) Vale a pena ver e comer com os olhos o seu blog.
Parabéns aos dois!

Antunes Ferreira disse...

Isto ameaça. O meu akuñado Raul Palhau, que se autoapelida de Raulzinho, já tem idade para ter juízo. Mas - não tem.

O gajo é mais do que marido da Isabel, Belinha, irmã da minha mulher Raquel: é meu Amigo, é meu Irmão.

E agora, vejam lá, quer meter-se com o Herculano da Costa. Desavergonhado.

Por seu turno, a Cláudia Sofia (que não tenho o prazer de conhecer), que se confessa não coscuvilheira,vá de me elogiar em termos tais que penso nomeá-la «membra honorária» do meu Clube de Fãs. Será o número quatro, por ordem alfabética...

Vocelência estraga-me com mimos. E penso que é Pitonisa, sem Delfos: a tal colega de carteira não se chamava «Maria» mas sim Ana. E não usava decotes até ao umbigo, muito menos mini-saia até ao pescoço: tinha dez aninhos e eu também. A dona Clélia Marques, nossa professora da então quarta classe, foi a verdadeira culpada desta peregrina ideia de eu tentar alinhavar uns escritos.

Tenho obrigatoriamente de juntar à digna Senhora, uma outra Educadora de truz: a Dr.ª Maria Helena Lucas, que, no Liceu Camões, afirmou que eu escrevia bem -para um aluno do quarto ano. Desprevenida ou desatenta?

Muito me ensinou também, sobretudo a ter o prazer da leitura e um domínio da nossa língua, ou seja, a nossa Pátria, desculpa lá ó Pessoa.

Pronto. Esta pecegada já está mais longa do que a espada do Afonso Henriques

Mesmo assim, um pedido: Amiga Cláudia escreva mais vezes. A dizer bem ou a dizer mal. E mande-me o seu mail para eu lhe enviar umas coisas.

Mau, já se trata de um abuso. Sil us plau (sff em puro catalá vernáculo) divulgue este blogue. A net é assim.

Anónimo disse...

tava eu aki na minha tebaida, embevecido com este blog que 'inda não conhecia, e vai daí aparece-me o J. Cid no seu melhor!...
Fikei na dúvida: a tipa k lhe fica ao lado é a Teresa Guilherme, igualmente impagável?!...
Não há dúvida de k andamos felizes e contentes! É por isso k agradeço o favor de tentarem colocar tb o grande artista Tony Carreira e outros que agora não recordo mas k certamente o dono do blog tão bem saberá... (e pode sempre pedir ajuda aos seus mais que fieis leitores, cujos cometários aqui deixados são bem elucidativos).
Por falar nisso, deixo uma nota para a SARA: olhe, vc sabe perfeitamente k isso do puto se abanar é deveras preocupante e a explicação é só uma - quem sai aos seus não é de Genebra, diz o povo.
O miúdo, com 20 mesinhos, coitadinho, não terá grande culpa: só pode abanar-se com o Cid, porque qd a Mãe está ao piano a ensaiar um Mozart ele está na ama e é por isso k os seus gostos musicais andam a causar dores de barriga à progenitora.
No mínimo, Sara, ele sai à Mãe, deixe lá.
Por hoje é tudo! continuem a prestar este enorme serviço público, pois, pelo menos, existe a desculpa de sempre: o tipo vende como vende Fátima e Futebol (o Fado é k anda u bocadinho em baixo!).
herc

Antunes Ferreira disse...

Ó Herculano!
Você enganou-se - ou no blog ou no comentário. Leia, veja bem e corrija-me. Porque isto não tem nada a ver, como os alhos com os bugalhos e o cu cas calças. E mesmo este tem que se lhe diga.

Um abração, homem. E vivam os cantores do novo/velho vagalhão, ão, ão.

Anónimo disse...

- caro Dr. Antunes, aproveito só para lhe por algumas perguntas:
- Quando se tem a sua pedalada, a sua experiência e também o seu dígito; como se vê o mundo de hoje?
- Acha que vimos o fim do (antigo) mundo com a chegada de Mohamed Atta sobre a WTC?
- Considera a Imprensa Portuguesa uma Imprensa livre?
- Não lhe parece que o anti-americanismo SNOB de que somos vítimas, nos priva de acesso à verdade sobre o que se passa?
- Porque não se voltou a falar da policia secreta do Socrates, nem da Miss felgueiras ou do Alcino?
- Há condicionamento na liberdade de Imprensa?
- Será que as democracias não funcionam, ou deixaram de funcionar e deram lugar à OCDE?
Peço desculpa do amalgamado no senso das perguntas que lhe dirijo.
Um abração.
Rui

Written by: Rui Saraiva Alves em 2006/08/20 - 16:08:25

Anónimo disse...

Caro Amigo:
Duas desculpas, a saber:
1) - É claro que o tal de coment não era para aí, como a sua argúcia prontamente deduziu...
O mal é eu andar sempre em cima do seu blog (que não é mal, só é bem, hi hi hi!!!!!!)
Ou então será da idade, dos alhos e dos bugalhos, que sei eu?!
2) - Na mesma tecla, reenvio-lhe um coment que me veio parar ao blog e que lhe é dirigido. Tenho a certeza. Desemerde-se V. Exª, porque eu nem me chamo DR. ANTUNES nem percebo nada do assunto em questão.
--- eu sou mais bolos, como dizia o herman josé...
Aquele abraço bem forte e, se ainda o não fiz, deixo-lhe o meu pedido de desculpas pela confusão e pelo trabalho/maçada provocado.
Grato, também, pelo que me enviou para o meu "emílio"...
Um destes dias tenho de responder à sua nova fã - a CLAUDIA - que tb me fez uns elogiositos... temos de puxar por ela, para ver se a pomos do nosso lado, hein?
PS - O seu cunhado anda a fazer greve? não escreve? come o mel das abelhas e não trabalha?
Venha, com ele, visitar-me a Viseu, agora durante a FEIRA DE S. MATEUS. Será um prazer.
Abraço
herc