sábado, agosto 12, 2006






NOTE BEM

Brecht morreu há 50 anos


Na segunda-feira passam 50 anos sobre a morte de Bertolt Brecht. De modo a assinalar a efeméride, a Alemanha organizou uma série de eventos culturais, que já começaram, que têm lugar no Teatro Berliner Ensemble, fundado pelo próprio dramaturgo. Das várias iniciativas preparadas para assinalar o cinquentenário da morte de Bertolt Brecht avulta a estreia, hoje, de uma nova encenação, por Klaus Maria Brandauer, da «Ópera dos Três Vinténs». Exibida pela primeira vez em 1928, em Berlim, tornou logo Brecht um autor consagrado.

Por sua vez, o Berliner Ensemble presta homenagem ao seu fundador com o Festival Brecht. «Brecht é o único dramaturgo alemão de fama mundial, e continua perene no nosso tempo”, disse o actual director artístico do Berliner Ensemble, Claus Peymann, referindo-se ao grande autor falecido aos 58 anos em Berlim-Leste, na RDA, o país comunista que escolheu para viver, após o fim da II Guerra Mundial e o seu exílio nos EUA, para fugir ao regime nazi. Brecht está também a ser homenageado na sua terra natal, em Augsburg, com um festival internacional de literatura.

Os alemães conhecem mal o seu maior dramaturgo, segundo uma sondagem da revista literária Buecher. O inquérito de opinião revelou que 42 por cento dos alemães nunca leu um texto de Brecht, que escreveu 2.334 poemas, mais de 30 peças de teatro, 3 romances e uma centena de trabalhos em prosa ao longo da sua vida, além dos diários e de numerosa correspondência.

A actriz Alina Vaz, que integrou o primeiro elenco que interpretou Bertolt Brecht em Portugal, há 30 anos, considera que meio século depois da morte daquele dramaturgo, as suas peças continuam “actuais” e “a fazer-nos pensar”.“Antes do 25 de Abril de 1974 a companhia da actriz Della Costa tentou apresentar uma peça de Brecht num teatro do Parque Mayer mas foi impedida pela Censura”, recordou a actriz, que em 1976, sob a direcção de Carlos Avilez, encarnou a personagem Polly na peça «Opera dos Três Vinténs».

(In Primeiro de Janeiro, com adaptações)

Sem comentários: