segunda-feira, setembro 04, 2006

CURIOSO


ALGUMAS COISAS DE QUE
QUASE NUNCA NOS LEMBRAMOS
(OU QUE NÃO SABEMOS MESMO...)



O Jorge Morbey é um Amigão de longa data que andou e amou lá pelos orientes. De há tempos meu escriba com regularidade, sempre oportuno, sempre bem vindo, sempre um gajo do caraças. Desta feita, aqui fica uma excelente contribuição do Jorge, o Morbey, que vem comprovar que um blogue também pode (e deve!) ter fait divers. Daí que o nomeie já para novo correspondente em parte incerta. E os ricos que paguem a crise - já!!!!!!!!! Olá Jorge; estás em tua casa. Abusa. AF

Os Sete Pecados Capitais:

1. Gula; 2. Avareza; 3. Soberba; 4. Luxúria; 5. Preguiça; 6. Ira; 7. Inveja.

Os Dez Mandamentos:

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas; 2º - Não tomar o Seu Santo Nome em vão; 3º - Guardar o sábado; 4º - Honrar pai e mãe; 5º - Não matar; 6º - Não pecar contra a castidade; 7º - Não furtar; 8º - Não levantar falso testemunho; 9º - Não desejar a mulher do próximo; 10º - Não cobiçar as coisas alheias.

Os Três Reis Magos:

1 - O árabe Baltazar - Trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus; 2 - O indiano Belchior - Trazia ouro, significando a sua realeza; 3 - O etíope Gaspar - Trazia mirra, significando a sua humanidade.

Os Doze Apóstolos:

1 - Simão Pedro; 2 - Tiago (o Maior); 3 – João; 4 – Filipe; 5 – Bartolomeu; 6 – Mateus; 7 - Tiago (o Menor); 8 – Simão; 9 - Judas Tadeu; 10 - Judas Iscariotes; 11 – André; 12 – Tomé.
Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram Matias para ocupar o seu lugar.

Os Doze Profetas do Antigo Testamento:
1 – Isaías; 2 – Jeremias; 3 – Jonas; 4 – Naum; 5 – Baruque; 6 – Ezequiel; 7 – Daniel; 8 – Oséias; 9 – Joel; 10 – Abdias; 11 – Habacuque; 12 - Amos

Os Sete Sábios da Grécia Antiga:

1 – Sólon; 2 – Pítaco; 3 – Quílon; 4 - Tales de Mileto; 5 – Cleóbulo; 6 – Bias; 7 - Períandro

As Musas da Mitologia Grega (a quem se atribuía a inspiração das ciências e das artes):
1 - Urânia (astronomia); 2 - Tália (comédia); 3 - Calíope (eloquência e epopeia); 4 - Polímnia (retórica); 5 - Euterpe (música e poesia lírica); 6 - Clio (história); 7 - Érato (poesia de amor); 8 - Terpsícore (dança); 9 - Melpômene (tragédia);

As Sete Cores do Arco-Íris:
1 – Vermelho; 2 – Laranja; 3 – Amarelo; 4 – Verde; 5 – Azul; 6 – Anil; 7 - Violeta

O QUE SEMPRE PERGUNTAM E MUITOS NÃO SABEM


As Sete Maravilhas do Mundo:
1 - As Pirâmides do Egipto; 2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilónia; 3 - O Mausoléu de Helicarnasso(Também conhecido como O Túmulo de Máusolo em Éfeso); 4 - A Estátua de Zeus, de Fídias; 5 - O Templo de Artemisa (ou Diana); 6 - O Colosso de Rodes; 7 - O Farol de Alexandria.

Qual o motivo porque?
1 - Durante a Guerra de Secessão, na América, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa 0 Killed (zero mortos). Daí surgiu a expressão O.K., para indicar que tudo está bem.

2 - Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre Pater Putativus, (ou seja: Pai Suposto) o que era abreviado P.P.. Assim surgiu a ideia, nos países de colonização espanhola, de chamar São José de Pepe.

3 - Cada Rei no baralho representa um grande Rei ou Imperador da História: Espadas - Rei David (Israel); Paus - Alexandre Magno (Grécia/Macedónia); Copas - Carlos Magno (França); Ouros - Júlio César (Roma)

4 - No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito - «É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus...». O problema é que São Jerónimo, o tradutor do texto,
interpretou a palavra kamelos como camelo, quando na verdade, em grego, kamelos são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A ideia da frase permanece a mesma, mas qual parece mais coerente?


5 - Quando os ingleses chegaram à Austrália, assustaram-se ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. O homem começou a dizer e repetir «Kan Ghu Ru», e, portanto, os ingleses passaram ao inglês, «kangaroo» (canguru). Depois, os linguistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: «Não te entendo»...

6 - A parte do México conhecida como Yucatán vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como se chamava esse lugar, e o índio respondeu «Yucatán». Mas o espanhol não sabia que ele estava informando: «Não sou daqui».


7 - Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro do Caju, chamada PEDRO IVO. Quando um grupo de estudantes foi tentar descobrir quem foi esse tal Pedro Ivo, descobriram que na verdade a rua homenageava D. Pedro I, que quando foi rei de Portugal, foi aclamado como D. Pedro IV. Pois bem, algum funcionário da câmara pensar que o nome da rua fora escrito com erro, colocou um O no final do nome. O erro permanece até hoje…


8 – Na gíria das cozinheiras e dos cozinheiros «olha o bispo!» quer significar cheirar a esturro. Porquê. Num convento que o bispo ia visitar, as freiras afadigavam-se na cozinha para preparar o banquete para o visitante. E, de repente, ao chegar à janela, a cozinheira chefe gritou: «Olha o bispo!!!» Todas acorreram à janela cheias de entusiasmo para ver o prelado… E o cozinhado esturrou.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa intervenção, traga mais destas.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o Raulzinho. Venham mais e depressa. o Morbey parece-me boa praça e tem boas ideias. Este blogue não tem pés para andar - tem foguetes!... Antunes, muito bem, avante!

Anónimo disse...

Olá!
Magníficas aquisições, ó Ferreira!
O da Tailândia conheço eu e já disse que era luxo! este novo, o Morbey, veio animar ainda mais o já animado espaço da travessa etc com.
Hoje, li nos jornais que andam a reformular a lista das "sete maravilhas", uma das quais são as pirâmides ('tou-me a lembrar daquela anedota que metia o pobre do Samora Machel! quando questionado pelas pirâmides, para não mostrar falta de "cultura", e cuidando que fazia um brilharete, respondeu - essas são umas grandes putas!!!).
Tente, Ferreira, achar a nova lista candidata às tais "sete maravilhas", porque me parece texto de interesse.
abraço
hc
PS - Já o convidei para me visitar, agora durante o periodo da Feira de S. Mateus, mas o meu Caro nada respondeu...

Anónimo disse...

...
Quando se fala em "Sete Maravilhas do Mundo", é comum relacionar à célebre lista das Sete maravilhas do mundo antigo, que reune as mais notavéis realizações da antiguidade.

Esta lista, entretanto, não é mais a única à tentar enumerar as maiores realizações da humanidade e/ou da natureza. Veja abaixo algumas das tentativas de criar uma "nova" lista e quais os resultados destas.




Tabela de conteúdo [esconder]
1 A lista original
2 Listas alternativas
2.1 Maravilhas modernas
2.2 Maravilhas naturais
2.3 Maravilhas sub-aquáticas
3 Novas sete maravilhas do Mundo
4 Veja também
5 Links externos e referências
5.1 Sobre as sete maravilhas da Antiguidade:
5.2 Sobre as listas alternativas:
6 Notas de rodapé



[editar]
A lista original
Para maiores detalhes, consulte Sete maravilhas do mundo antigo.
Jardins suspensos da Babilônia
Pirâmides de Gizé
Estátua de Zeus
Templo de Ártemis
Mausoléu de Halicarnasso
Colosso de Rodes
Farol de Alexandria
[editar]
Listas alternativas
Talvez por ter sobrevivido apenas uma das sete maravilhas "originais", ou por serem, todas elas, de civilizações mediterrânicas, surgiram imitações da lista original.

Algumas chegam a misturar obras da natureza com realizações humanas. Nenhuma destas listas, porém, obteve um consenso.

[editar]
Maravilhas modernas
As duas mais conhecidas tentativas de se instaurar uma lista de "7 maravilhas modernas" foram:

O site Hillman Wonders elaborou uma lista com as 100 maravilhas do mundo. As sete primeiras foram: [1]

Pirâmides de Gizé
Grande Muralha da China
Taj Mahal
Migração do Serengueti
Galápagos
Grand Canyon
Machu Picchu

A Sociedade Americana de Engenheiros Civis chegou a compilar uma lista de maravilhas do mundo moderno, e obteve maior aceitação:

Eurotúnel
Torre CN
Empire State Building
Ponte Golden Gate
Usina hidrelétrica de Itaipu
Diques de Marés
Canal do Panamá
[editar]
Maravilhas naturais
Tal como com outras listas, não existe consenso sobre sete maravilhas naturais. Uma das listas foi compilada pela CNN [2]:

Grand Canyon, nos EUA;
Grande Barreira de Coral, na Austrália;
Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, Brasil;
Monte Everest, na divisa entre Nepal e China;
Aurora boreal, na região polar do planeta;
Vulcão Paricutín, no México;
Cataratas Vitória (Victoria Falls), entre Zâmbia e Zimbábue.
[editar]
Maravilhas sub-aquáticas
Esta lista de maravilhas sub-aquáticas é de origem desconhecida, mas tem sido tão freqüentemente repetida que adquiriu um grau de notabilidade:[3] [4]

Palau
Barreira de coral de Belize
Grande Barreira de Coral
Erupções Sub-aquáticas
Ilhas Galápagos
Lago Baikal
Corais do Mar Vermelho
[editar]
Novas sete maravilhas do Mundo
Em 2006 a fundação New 7 Wonders estabeleceu um projeto para escolher as novas sete maravilhas do mundo contemporâneo. Para isso, no dia 1º de Janeiro deste ano deu início a um concurso para eleger as novas sete maravilhas, dentre vinte e uma pré-selecionadas. São elas (em ordem alfabética)[5]:

Acrópole de Atenas, Grécia;
Alhambra - Granada, Espanha;
Angkor - Camboja;
Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia;
Castelo de Neuschwanstein - Füssen, Alemanha;
Chichén Itzá - Yucatan, Mexico;
Coliseu - Roma, Itália;
Cristo Redentor - Rio de Janeiro, Brasil;
Estátua da Liberdade - Nova York, EUA;
Estátuas da Ilha de Páscoa - Chile;
Grande Muralha da China - China;
Kremlin - Moscou, Rússia;
Machu Picchu - Peru;
Opera House - Sydney, Austrália;
Petra - Jordânia;
Pirâmides de Gizé - Egito;
Stonehenge - Amesbury, Reino Unido;
Taj Mahal, Agra - India;
Templo Kiyomizu-dera - Kyoto, Japão;
Timbuktu - Mali;
Torre Eiffel - Paris, França.

O concurso acaba em 1º de Janeiro de 2007 e metade dos fundos arrecadados no projeto serão destinados à restauração de patrimônios em risco ao redor do mundo.

In
http://pt.wikipedia.org/?title=Sete_Maravilhas_do_Mundo#Novas_sete_maravilhas_do_Mundo