segunda-feira, junho 02, 2008



Correio da Manhã está a publicar
Os Anos de Salazar


Antunes Ferreira
O «Correio da Manhã» está integrar semanalmente nas suas edições dois documentos excelentes. E a preços realmente módicos, atendendo sobretudo à categoria deles. Aqui se aponta o primeiro, para que quem assim o entender possa coleccioná-lo. O segundo tem outra nota, já de seguida.

A colecção OS ANOS DE SALAZAR tem como editor-coordenador Afonso Simões do Paço, do qual não se torna necessário fazer a biografia. Mesmo assim, registo que foi editor da revista História (2001) e autor da biografia Salazar (2006). Coordenou a edição e tradução de mais de uma dezena de obras de história. Esta colecção, que tem 30 volumes, já vai no 14.º.

Com uma colaboração excelente, onde se notam as apreciações tão isentas quanto possível e objectivas, bem como o lugar dos diversos autores no quadro político – cada vez mais estou convencido de que não há «independentes» - a obra tem documentação fotográfica e, portanto, documental, que é do melhor e mais completo que tenho visto. Trata-se de um retrato muito bem feito do que foi o «Estado Novo», suas misérias e suas grandezas.

O «Correio da Manhã» (que não me paga esta referência…) está de parabéns. Por mim, vou continuar a coleccionar.

Sem comentários: